[TOGETHER] Dicas para conhecer músicas/artistas novos!

Olá queridos leitores!

Esse é o primeiro post com conteúdo do blog depois do hiato, e eu fiquei muito empolgada pra escrevê-lo por três motivos: 1) é meu primeiro post participando do projeto Together, 2)eu sou apaixonada por música e 3) eu sempre renovo a playlist. Ao longo da minha vida eu conheci várias maneiras pra não enjoar das minhas músicas.

E então, estão interessados? Deixa eu contar os meus métodos.


Last.fm

Se acharam que eu iria falar "spotify" em algum lugar dessa lista, vocês se enganaram. O Spotify realmente é uma ferramenta maravilhosa pra conhecermos novos artistas, músicas, playlists, mas é um método muito popular atualmente. Dessa forma, considero que vocês saibam sobre o Spotify.

Mas, vocês que usam essa ferramenta, já vasculharam ela e viram algo como "fazer scrobbler no last.fm"??? Não? Sim? De qualquer forma, do que se trata o last.fm e o que é scrobbler?

Visite
Last.fm nada mais é do que uma rede social para os amantes de música, onde você pode descobrir um pouco da biografia (e eu tô falando de coisas que nem sempre você acha no wikipedia), informações sobre álbuns, lançamentos, shows. Ele tem um espaço para notícias, onde há posts indicando as novas tendências. 

Mas o principal dessa rede social é o scrobbler: uma ferramenta que grava o que o usuário houve em aplicativos no computador, smartphone, plataformas de streaming. Isso cria a biblioteca do usuário, com artistas, álbuns, músicas mais ouvidos. É só instalar o Scrobbler no dispositivo (antes disso, sugiro que verifique se o player de música usado é compatível com a ferramenta, tanto no computador, quanto no smartphone), e ouvir música! [clique aqui para baixar o scrobbler/+ info]

< curiosidades >
  • se vocês usam iphone, ao ouvirem música tanto pelo aparelho quanto pelo computador no itunes, faz scrobble no last.fm, mesmo que o aplicativo só esteja no computador.
  • um aplicativo de música para android que se pode fazer scrobble das músicas é o Shuttle Music Player, indo nas configurações ele mostra um app da last.fm compatível pra isso.
</ curiosidades >

Dessa forma, a partir do que o usuário escuta, ele dá indicações. No scrobbler mesmo, quando o abrimos, ele dá uma breve descrição do artista, as informações da música, e embaixo deixa 4 sugestões de artistas similares.


BIRP!

Essa é uma indicação especial para os fãs de música indie, aquele sentimento de baixar música e vir com capa que tem um nome de playlist, por exemplo, "Playlist Summer 2012" ou algo assim. Quem nunca? Eu descobri a BIRP! dessa maneira, fui baixar umas músicas do Grouplove ("Ways to go" deles tava sendo muito ouvida na época) e notei que a capa não era de algum álbum deles. A BIRP! me conquistou com artistas como Wavves, Phosphorescent, Flume, Lorde, Chvrches, Youth Lagoon... Gente, achei tanto artista que ouvia de vez em quando pelo youtube, outros artistas indicados pelo last.fm, outros tantos que eu nunca tinha ouvido falar na vida. Sério, se vocês amam música independente e experimental, prestem atenção: 

Visite
A BIRP! é um paraíso!!!

É uma rádio online, onde vocês podem baixar todo mês uma playlist contendo, tipo, muita música (algumas playlists tem +100, outras menos, depende). Além disso, se feito o cadastro, vocês recebem por email todo o mês a notificação do lançamento da playlist, além do link pra baixar ou ouvir on-line. Eu conheci em 2013 e desde então, sempre tento acompanhar as tendências. Vocês podem baixar as playlists desde 2009 (quando a BIRP! nasceu) pra cá, ou seja, é música pra caramba!

BIRP! é a sigla para Blalock's Indie Rock Playlist, sendo Blalock o dono.

Blogs:

Sim, pasmem: dá pra conhecer muita coisa nova a partir de blogs!!! É só procurar nos lugares certos, aqui vai uma lista onde vocês podem conhecer vários artistas novos, além de até mesmo encontrar álbuns/discografia dos artistas que vocês já conhecem! (supondo que vocês compartilhem dos mesmos gostos que eu, uma probabilidade relativa .---.)

Musicoteca [é um site, mas ok. Antigamente, até 2014, se não me engano, era disponibilizado para download o trabalho de artistas da música mpb recentes. Hoje em dia, ele funciona apenas como um "streamer" de músicas, com infos sobre os artistas. É um espaço bem rico pra quem gosta de mpb.]

K2N [download de música coreana (kpop, khiphop, kindie, ballad), trabalhos japoneses de artistas coreanos, mv's, shows (music bank, inkigayo, music core, etc), ost's de doramas]

All Jpop [download de música japonesa (jpop, jrock, jhiphop, etc), trabalhos japoneses de artistas coreanos, ost de animes]

iHonHon [download de música chinesa, ost's de doramas]

CPOP STUDIO [download de música chinesa, ost's de doramas]

Run The Trap [download de músicas nos estilos trap, hip hop, house, dubstep, infos e etc]

YOUREDM [download de, resumidamente, música eletrônica, infos e etc]

MixtapeMonkey [download de r&b, rap, hip hop]

Warriors Of The Metal [focado para o metal, o blog atualmente só posta biografias e discografias comentadas (por ter tido problemas com direitos autorais, processos, enfim), mas nas postagens mais antigas, talvez, vocês tenham sorte de achar links ainda funcionando para downloads]

Rock Down 13 [download de várias vertentes do rock e do metal]

Muro do Classic Rock [download de rock clássico, e de bandas mais recentes que fazem um som parecido e de qualidade (esse blog mudou a minha vida, eu conheci quando eu tinha 13 anos)]

Sophie's Floorboard [download de música independente, eu nem vou listar muito os estilos, mas tem desde de alternativo, emo, shoegaze, até power violence, black metal]

Vamos para o fim?

Acabei de perceber que não fiz imagem pro post... acontece, né?

Eu poderia fazer uma postagem indicando blogs que disponibilizam downloads, mas se vocês perceberem, alguns blogs mostram os parceiros (que também disponibilizam downloads) e então é só ir conhecendo. Reparando essa lista dá pra perceber o quanto eu sou eclética? 

Espero que essas dicas sejam legais pra vocês e que consigam renovar a biblioteca musical, eu faço isso sempre que posso. Assim não fica difícil ter playlists pra cada fase/sentimento da vida não é? Já conheciam algum desses?

Essa postagem faz parte da Blogagem Coletiva do mês de Agosto do Together, um projeto para unir a blogosfera. Para saber mais, clique na imagem.

QUE A FORÇA ESTEJA COM TODOS.
11 Comentários Blogger
Comentários Facebook

11 comentários:

  1. Caramba, quantos sites! *0* o único que eu já tinha ouvido falar foi o Last.fm, mas nunca tinha entrado antes... Mas confesso que o que eu mais gostei mesmo foi o Birp! Sei lá, me pareceu mais fácil e agradável de usar >w<
    Vou guardar esses blogs pra quando precisar procurar uma música mais específica *-*

    Adorei o post, de verdade! Geralmente eu não saio do youtube xD vai me ajudar bastante a achar músicas novas.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o BIRP! é o mais confortável de usar! Espero que tenha sido de grande ajuda <333

      Beijinhos!

      Excluir
  2. YUUU!!!
    O seu post veio tão "na hora certa" que eu fiquei até surpresa, mas preciso te agradecer muuuuuuuito por isso!! <3 Eu estava baixando o itunes no pc para poder atualizar minhas músicas, até porque eu fico agoniada de ver algumas sem capa, eu estava procurando por algum lugar para baixar elas bonitinhas mesmo, vou utilizar muito esses blogs O3O *a louca das músicas* me interessei bastante pelo last.fm também, vou dar uma olhada nele.

    Beijinhos!
    Galaxy Wolf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, eu também sou assim, tenho alergia a álbuns sem capas certinhas. Espero que tenha te ajudado <33

      Beijinhos!

      Excluir
  3. Olá, Yuu. Eu conheço o Spotify, porém nunca usei, porque poxa, só dá pra usar com internet, offline só pagando! Prefiro ir baixar um álbum no 4Shared, que escuto em qualquer lugar.
    Eu já tive vontade de usar o Last.fm, mas eu já uso o SoundCload, e eu acho os dois meio parecido sabe?
    Eu já conhecia o K2N, se eu me lembre, muitos álbuns que baixou no 4Shared vieram de lá hehe.
    Que a força esteja contigo!
    https://margineus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vick o/
      O Spotify é meio chato, não dá pra ouvir off, tem muita propaganda, e no celular não dá pra escolher a ordem das músicas que tu quer ouvir... maaaaas ainda assim.
      Eu uso o SoundCload de vez em quando, mas sou muito familiarizada com o Last.fm mesmo.
      O k2n é o céu do kpopper, né nom? uehuhe~

      Que a força esteja contigo!

      Excluir
  4. Wow, wow, eu não conhecia esse Birp, fiquei louca pra dar uma olhada, pq eu acho difícil conhecer (e guardar nomes de) artistas indies, muitíssimo obrigada pela indicação do site, já senti que vou amar!
    Eu criei uma conta no last.fm há eras e nunca soube bem como ele funcionava... Enfim, acho que minha conta já era >.<
    E essa lista de sites é um paraíso, vou aproveitar e baixar algumas músicas pra renovar minhas playlists!
    x*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho difícil guardar nome de artistas indies, acho que porque não são tão conhecidos a gente acaba esquecendo xD Espero que goste do Birp!, tem muita coisa gostosa de ouvir <3
      Eu uso o last.fm há alguns anos também, não consigo desapegar eiuueh~
      Espero que tenha encontrado bastante músicas legais <3

      Excluir

🌜 Plágio é crime;
🌜 Evite desavenças;
🌜 Críticas construtivas são bem-vindas;
🌜 Quando não souber o que falar não fale nada;
🌜 Comente sobre a postagem, não apenas se auto-divulgue;
🌜 Tem blog? Deixe o link no final do comentário :3

Use sem espaços:
negrito: < b > texto < / b>
itálico: < i > texto < / i >
link: < a href = "l i n k a q u i" > texto < / a > mantendo espaço somente entre a e href.

.//Talk

Licença Creative Commons | Design e codificação por yuu | Yuuna Lua - Direitos reservados 2017© | voltar ao topo